Logotipo Apadev: Na cor azul, representação de uma pessoa com deficiência visual com uma bengala, caminhando sobre um piso tátil na cor laranja. Em baixo, na cor azul, a inscrição Apadev.
54 3213.2323
Início do Conteúdo

Quem Somos

História da Apadev

Fundada em 29 de novembro de 1983, com a finalidade de educar e reabilitar pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão).

A APADEV – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais – foi fundada em 29 de novembro de 1983, com a finalidade de educar e reabilitar pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão).

Em 1992, a entidade passou a funcionar com sede própria, quando foi estruturado o Centro Educacional para Deficientes Visuais, contando com recursos físico-ambientais adequados à execução de seu plano de ação. A sede da entidade foi idealizada e construída pelo Rotary Club Caxias do Sul – Cinquentenário, em campanha que contou com o apoio do Rotary Club Caxias do Sul e Rotary Club Caxias do Sul – Imigrante, Casa da Amizade, Poder Público Municipal, iniciativa privada e comunidade em geral.

A APADEV é uma Entidade Beneficente de Assistência Social, presta serviços gratuitos que visam oferecer oportunidades de educação e reabilitação, objetivando a inclusão escolar, profissional e psicossocial.

Os serviços prestados pela APADEV são mantidos com doações mensais da iniciativa privada, comunidade, recursos públicos provenientes de parcerias (Fundação de Assistência Social, Fundo Municipal da Criança e do adolescente, Unimed – Microondas, Câmara dos Dirigentes Logistas, prestação de serviço a outros municípios entre outros).

Através da oferta de Programas de Atendimento e Serviços de Apoio, a APADEV oportuniza a pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão, associada ou não a outras deficiências) a possibilidade de integração aos diferentes segmentos da comunidade.

Os atendimentos oferecidos a usuários residentes em Caxias do Sul e outros municípios do Estado do Rio Grande do Sul baseiam-se na ação multidisciplinar, sendo norteados pelos princípios da inclusão, individuação e normatização.

Os aspectos considerados essenciais para a inclusão social incluem: reabilitação pessoal, promoção humana e cultural, geração de emprego e situações de renda, possibilidades de acesso à informação, educação e lazer.